Saudações, Pensadores de Ciências!
Como você já viu aqui e aqui, no mês dos professores resolvemos homenagear alguns colegas, publicando suas aulas e exemplos de sequência didática, como a que você hoje sobre plantas. Claro que foi em nome de todos os profissionais que trabalham na educação da criançada por aí, e nossa última homenagem é o post que iremos agora apresentar o relato da professora em relação ao trabalho realizado e algumas imagens.
Acredito que muita gente ficou curioso para saber o fim dessa história, então… vamos lá!
A Professora Flávia nos contou que, as primeiras aulas, eram mais sobre levantamento de conhecimentos prévios. Falavam sobre alimentos de origem vegetal e animal, zona urbana e rural, de onde vem os alimentos, alimentos naturais e alimentos industrializados. A conversa foi disparada a partir do desenho do Chico Bento: “Na roça é diferente”. Ela nos conta que, no geral, a garotada sabia de onde vinham os alimentos, embora as crianças pensassem que o alimento vem da terra, não levando em consideração a planta, como se a terra produzisse o alimento por si só. A professora viu que era hora de avançar um pouco mais.
A criançada foi conhecer a horta da escola.
Aproveitaram para visitar a cozinha e verificar o armazenamento dos alimentos.
Logo depois, a professora entregou alguns vegetais para as crianças que foram organizadas em grupos. E cada grupo deveria criar suas hipóteses de onde nascem os alimentos e depois conferirem na sala de informática. Flávia diz que foi uma etapa muito interessante pois houve muitas descobertas, como saber que a batata, a cenoura e a beterraba são caules e não raízes, como imaginavam. Para fechamento dessa etapa, fizeram um cartaz classificando os alimentos segundo as partes das plantas. Você pode ver mais sobre a classificação aqui
Na próxima etapa houve a leitura do texto “A boa sopa”, as crianças fizeram a reescrita da história e resolveram fazer uma sopa, cada aluno trouxe de casa uma receita, todo material foi tabelado e foi aberta uma votação para saber qual seria a sopa que as crianças iriam fazer. Ouve o levantamento dos ingredientes necessários e, com a ajuda das famílias, no dia combinado, a sopa foi feita. hmmmmmmmm!!! o/
Hora do Rango
E o mais legal é que, além de ajudar na manipulação dos alimentos os alunos cozinharam a sopa, todo o processo foi calculado e tabelado, quanto tempo levava cada passo da receita até a sopa ficar pronta.
E não teve manha nem cara feira, não: todo mundo experimentou “A Boa Sopa”! =)
Nós achávamos que esse trabalho maravilhoso da Professora Flávia terminaria aqui, porém acho que vocês verão mais um post passar pela sua telinha. É tanta coisa legal que não dá para contar tudo aqui.
Então vamos esperar mais um capítulo dessa sequência deliciosa?
E você já cozinhou na escola? Já usou receitas para o aprendizado? Como foi? Estamos aqui, esperando suas histórias!
Até a próxima!