Sequência Didática sobre Plantas Parte II

Saudações, Pensadores de Ciências!

Como você já viu aqui e aqui, no mês dos professores resolvemos homenagear alguns colegas, publicando suas aulas e exemplos de sequência didática, como a que você hoje sobre plantas. Claro que foi em nome de todos os profissionais que trabalham na educação da criançada por aí, e nossa última homenagem é o post que iremos agora apresentar o relato da professora em relação ao trabalho realizado e algumas imagens.

Acredito que muita gente ficou curioso para saber o fim dessa história, então… vamos lá!

A Professora Flávia nos contou que, as primeiras aulas, eram mais sobre levantamento de conhecimentos prévios.  Falavam sobre alimentos de origem vegetal e animal, zona urbana e rural, de onde vem os alimentos, alimentos naturais e alimentos industrializados. A conversa foi disparada a partir do desenho do Chico Bento: Na roça é diferente”. Ela nos conta que, no geral, a garotada sabia de onde vinham os alimentos, embora as crianças pensassem que o alimento vem da terra, não levando em consideração a planta, como se a terra produzisse o alimento por si só. A professora viu que era hora de avançar um pouco mais.

A criançada foi conhecer a horta da escola.
Sequencia Didática sobre plantas. Anos iniciais, ensino fundamental. Aulas de ciências. Plano de aula
Claro que os aromas foram explorados

Aproveitaram para visitar a cozinha e verificar o armazenamento dos alimentos.

Sequencia Didática sobre plantas. Anos iniciais, ensino fundamental. Aulas de ciências. Plano de aula
E olha a mão levantada bem ali, eram muitas perguntas

Logo depois, a professora entregou alguns vegetais para as crianças que foram organizadas em grupos. E cada grupo deveria criar suas hipóteses de onde nascem os alimentos e depois conferirem na sala de informática. Flávia diz que foi uma etapa muito interessante pois houve muitas descobertas, como saber que a batata, a cenoura e a beterraba são caules e não raízes, como imaginavam. Para fechamento dessa etapa, fizeram um cartaz classificando os alimentos segundo as partes das plantas. Você pode ver mais sobre a classificação aqui

Sequencia Didática sobre plantas. Anos iniciais, ensino fundamental. Aulas de ciências. Plano de aula

Na próxima etapa houve a leitura do texto “A boa sopa”, as crianças fizeram a reescrita da história e resolveram fazer uma sopa, cada aluno trouxe de casa uma receita, todo material foi tabelado e foi aberta uma votação para saber qual seria a sopa que as crianças iriam fazer. Ouve o levantamento dos ingredientes necessários e, com a ajuda das famílias, no dia combinado, a sopa foi feita. hmmmmmmmm!!! o/

Sequencia didática sobre plantas. Anos iniciais, ensino fundamental. Aulas de ciências. Plano de aula

Hora do Rango
Sequencia didática sobre plantas. Anos iniciais, ensino fundamental. Aulas de ciências. Plano de aula
Olha a criançada com a mão na massa, quer dizer, na sopa! 😀
Sequencia didática sobre plantas. Anos iniciais, ensino fundamental. Aulas de ciências. Plano de aula
A professora Flávia aproveitou o momento e trabalhou unidades de medidas com os alunos

E o mais legal é que, além de ajudar na manipulação dos alimentos os alunos cozinharam a sopa, todo o processo foi calculado e tabelado, quanto tempo levava cada passo da receita até a sopa ficar pronta.

Sequencia didática sobre plantas. Anos iniciais, ensino fundamental. Aulas de ciências. Plano de aula
Olha a sopa saindo!

E não teve manha nem cara feira, não: todo mundo experimentou “A Boa Sopa”! =)

Sequencia didática sobre plantas. Anos iniciais, ensino fundamental. Aulas de ciências. Plano de aula

Sequencia didática sobre plantas. Anos iniciais, ensino fundamental. Aulas de ciências. Plano de aula
Valeu, criançada!

Nós achávamos que esse trabalho maravilhoso da Professora Flávia terminaria aqui, porém acho que vocês verão mais um post passar pela sua telinha. É tanta coisa legal que não dá para contar tudo aqui.

Então vamos esperar mais um capítulo dessa sequência deliciosa?

E você já cozinhou na escola? Já usou receitas para o aprendizado? Como foi? Estamos aqui, esperando suas histórias!

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta